11 julho 2013

A 2ª Conferência Municipal da Cultura


Num clima descontraído, a Estância Turística de Salto, realizou, em 6 e 7 de julho, sua 2ª Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com o Fundo Permanente da Cultura, com o objetivo de estimular a implantação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura e se preparar para as etapas estadual e federal das respectivas conferências.



A cerimônia de abertura da Conferência foi realizada na manhã do sábado, dia 6 de julho, na Sala Palma de Ouro, contando com a presença da vice-prefeita Jussara Vilaça, representando o prefeito Juvenil Cirelli; secretário municipal da Cultura e Turismo, Marcos Pardim; o presidente da Câmara, vereador Divaldo Aparecido dos Santos; o representante do Ministério da Cultura Regional São Paulo, Valério Bemfica; o Coordenador Geral do Fórum Permanente de Cultura, Paulo Giovanni de Carvalho; secretários municipais; vereadores Edemilson Pereira dos Santos; Wilhes Gomes da Silva e Antonio Cordeiro dos Santos; artistas, produtores culturais, empresários e a comunidade saltense. A Conferência recebeu manifestações artísticas como a exposição fotográfica "Retratando Cultura" realizada pelo Fórum Permanente de Cultura e organizada pelo DT!UP Photobar, com imagens dos fotógrafos: Adriana Dri+, Gaspar Brunelli, Jurandyr Silvestre, Luciane Panisson, Milton Singulani, Omar Melussi e Rubem Rocha. E vários momentos, músicos do Grupo Tom do Jazz, bailarinos da Faces Ocultas Cia de Dança e do B.S.T.S. Grupo Municipal de Street Dance se apresentaram para os convidados.



Após a solenidade de abertura foram ministradas as palestra do secretário da Cultura e Turismo de Salto, Marcos Pardim, e do representante do Ministério da Cultura Regional São Paulo, Valério Bemfica, que discorreram sobre a importância da Cultura enquanto política pública, dando subsídios para as discussões de cada eixo, além das questões relativas à parte institucional da Cultura em sua relação com o Estado e com a Sociedade.  A conferência teve continuidade no período da tarde do sábado, com grupos de trabalho por Eixos, sendo estes: I – Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II – Produção Simbólica e Diversidade Cultural; III – Cidadania e Direitos Culturais; IV – Cultura e Desenvolvimento Sustentável. Cada eixo teve a coordenação de cidadãos ligados à cultura, sendo eles, respectivamente, Claudiney Bravo, Marcelo Santto Bado, Rose Ferrari e Luciane Panisson. Em cada eixo, além dos debates, foi elaborada até cinco propostas de ação para serem implantadas à nível municipal; duas à nível estadual e outras duas à nível federal. Foram também discutidos importantes temas como a criação do Sistema Municipal da Cultura, do Conselho Municipal de Política Cultural,  do Fundo Municipal de Cultura, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e outras diretrizes para o fomento e desenvolvimento cultural. No domingo, 7 de julho, no Auditório Paulo Freire no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, aconteceu a plenária que discutiu e aprovou propostas colocadas por cada eixo temático da conferência.



Após os debates, realizou-se a eleição dos três delegados da sociedade civil que representarão a Estância Turística de Salto nas Conferências de Cultura à nível estadual e federal. Como foram apresentadas apenas três candidaturas os srs. Paulo Giovani - Gio Perro Loco, João Teixeira Junior e Rose Ferrari foram aclamados pela plenária como delegados eleitos. A Conferência Municipal da Cultura foi encerrada pelo presidente, o Secretário Municipal da Cultura e Turismo, Marcos Pardim, ratificando decisão da plenária em antecipar e encerrar os trabalhos no domingo, dia 7 de julho. (CJB)