11 julho 2013

Propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal da Cultura

PROPOSTAS PELO EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA

Propostas para nível Municipal:
• Minutas das leis revisadas pelos membros do eixo que implanta o Conselho Municipal de Políticas Culturais, o Sistema Municipal de Cultural, o Fundo Municipal de Cultura, a Adesão ao Sistema Nacional de Cultura e a Lei de Incentivo à Cultura. 
 
Proposta para as Conferências Estadual e Federal:
• Revisão na legislação específica no tocante às Leis de Incentivo via renúncia fiscal - estadual (PROAC) / federal (Rouanet) -, no sentido de fixar parte montante a ser abatido e aplicado em projetos culturais - 10% a 30% - para fomento à produção cultural do Fundo Municipal da Cultura onde a empresa e/ou indústria tributa. A justificativa para essa proposta é o fomento direto a projetos culturais da comunidade, sem interferência do marketing da empresa, beneficiando pequenos e médios  fazedores de cultura locais.

PROPOSTAS PELO EIXO II – PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL

Propostas para nível Municipal:
• Criação, otimização e adequação de espaços públicos nas regiões, que ofereçam oficinas, festivais, mostras descentralizando a formação e a criação cultural na cidade, levando em consideração as especificidades de cada região, além da promoção da interação entre estes núcleos. (A presente proposta pretende apresentar uma construção diferenciada do processo, onde a população seja protagonista da produção e do evento, através da formação continuada de turmas de diferentes manifestações culturais, conforme a demanda de cada região da cidade.)
• Criação de um banco de dados que possibilite o cadastramento e que forme uma ponte entre os grupos artísticos, artistas autônomos, ONGs, associações civis, empresas e poder público. (Esta proposta consiste na criação de um banco de dados onde seja feito não só o cadastramento dos diversos grupos artísticos da cidade, mas que seja um ponto de informação de fácil acesso de informações sobre a questão de constituição de uma sociedade civil, ponto de comunicação de editais, formação contínua em relação a políticas públicas e etc.)
• Criação do Conselho de Defesa de Patrimônio Cultural da cidade de Salto, onde ele será responsável pela manutenção e promoção dos bens culturais tangíveis ou intangíveis da cidade. (Propõe-se a criação de um conselho que servirá para assessorar o poder público e a sociedade civil, no sentido de preservação e promoção do patrimônio cultural da cidade, em outras palavras, não só o patrimônio arquitetônico, mas também culturas populares, festas, costumes culinários e etc. O conselho será composto por representantes da sociedade civil e poder público e terá o poder de fiscalizar, emitir notificações, pareceres, iniciar processos de tombamento e aplicação de sanções. No quesito sanções, as multas em relação a infrações cometidas pelos proprietários, serão remetidas ao Fundo Municipal de Cultura.)
• Criar mecanismos de fortalecimento para dança e teatro através de ações conjuntas das companhias e grupos. (A presente proposta pretende fortalecer as relações entre os grupos e companhias da cidade em prol do desenvolvimento das mesmas, tomando como conceito que estas duas áreas representam uma das identidades da cidade. Uma sugestão de como se daria essa união e essa transmissão de saberes através de congressos, onde haveria a realização de mostras, simpósios, palestras e exposições.)
• Criar mecanismos que possibilitem o desenvolvimento coletivo dos eventos tradicionais da cidade, através da formação de artistas envolvidos e do público em geral. (Esta última proposta pretende consolidar a formação e a participação maciça da sociedade em torno dos eventos tradicionais da cidade, como por exemplo, realizar oficinas de preparação das entidades que participação de festas importantes no calendário cultural.)

PROPOSTAS PELO EIXO III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS

Propostas para nível Municipal:
• Adotar formas de comunicação visual para divulgação da programação cultural da semana em locais como Atende Fácil, Pronto Socorro, postos de saúde, pátios das escolas, terminais de ônibus, teatro, museu, bibliotecas e telecentros da cidade.
• Promover a capacitação de mestres de cultura popular e novos agentes para atuarem nas comunidades em que estão inseridos e trabalharem, por meio de atividades artísticas, as questões étnicas, sociais e ambientais.
• Tornar a Semana da Consciência Negra um evento grandioso, com verba específica e a participação de diversas entidades e instituições de Salto e região.
• Abrir anualmente um edital destinado a escolher um projeto cultural de inclusão social, destinado a reconhecer e valorizar aspectos que compõem a diferentes identidades da cidade.
• Abrir editais que privilegiem projetos ligados à fruição de audiovisuais, especialmente nos bairros.

Nível Estadual
• Criar o curso “A África e sua influência na formação da cultura brasileira”, para ser ministrado gratuitamente várias vezes ao ano, em locais diferentes, com vistas a dar visibilidade e valorizar nossas raízes africanas.
• Promover o diálogo entre as escolas da rede estadual e a esfera municipal para que o programa “Mais Cultura nas Escolas” possa ser implementado.

Nível Nacional
• Oferecer financiamento específico aos municípios para que garantam o pleno acesso a  pessoas idosas e/ou com deficiência em todos os equipamentos culturais, criando rampas, elevadores, pisos apropriados, placas para leitura em braile, iluminação de solo e tudo o mais que for necessário.
• Promover a produção de espetáculos teatrais, acompanhados de tradução em libras, que percorram os municípios brasileiros.

PROPOSTAS PELO EIXO IV - CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Propostas para nível Municipal:
•  Realização de mapeamento e criação de sistema de banco de dados de informações e indicadores culturais e todos os fazedores de cultura da cidade e criação de planos municipais de ações políticas voltadas ao mapeamento e desenvolvimento dos polos criativos na cidade com vistas a participar de editais da Secretaria da Economia Criativa e Realizar aglutinação dos fazedores de cultura para inserção de Salto e região como APL de cultura – área sugerida: artes performáticas.
• Criação de um Escritório de Apoio à Produção Cultural (birô criativo), que funcione dentro da secretaria de cultura e seja subordinado ao Conselho municipal de cultura. Este escritório será um fomentador de ideias criativas, um aglutinador dos fazedores de cultura e dará suporte a eles da seguinte forma: assessoria na elaboração de projetos, assessoria jurídica e contábil, treinamentos, parcerias com empresas para investimento em projetos locais e regionais, formação de produtores e assistentes de produção. Todas as ações do Escritório de Apoio, quando promoverem lucro para o fazedor de cultura, receberão uma percentagem para aquisição e manutenção de equipamentos que serão utilizados em projetos futuros. Todo fazedor de cultura auxiliado pelo birô deverá atuar divulgando seu trabalho nas escolas para formação de público em parceria com a secretaria de educação.
• Aproximar as ações da secretaria de cultura com a secretaria do desenvolvimento econômico (turismo) e educação para elaboração de circuitos, roteiros e programação conjugada entre turismo, cultura e educação e produção de guia turístico cultural.
Sugestão de proposta para conferência estadual para a criação de circuitos culturais regionais
• Aproximar as ações da secretaria de cultura com a secretaria do desenvolvimento econômico (turismo) e educação para elaboração de circuitos, roteiros e programação conjugada entre turismo, cultura e educação e produção de guia turístico cultural. Sugestão de proposta para conferência estadual para a criação de circuitos culturais regionais.
• Realizar integração entre artistas/artesãos/designers, empresas, instituições de ensino e fazedores de cultura para que se desenvolva identidade nos produtos criados na cidade na busca de maior qualidade física e estética dos mesmos, auxiliando aos fazedores de cultura a produzirem materiais criativos para venda certa com identidade local e regional.
• Criação de um pavilhão fechado de eventos – que propiciem eventos culturais e de venda de produtos como feiras, desfiles, rodadas de negócio de empreendedores culturais.
• Inclusão dos micro e pequenos empresários culturais dos municípios na Lei Geral Municipal, garantindo incentivo ao seu fazer cultural com benefícios e isenções fiscais.

Estância Turística de Salto, inverno de 2013