05 agosto 2013

Reunião do Fórum Permanente de Cultura de 4 de agosto

Para informação geral, segue o relatório do que foi tratado nesta reunião:



RELATÓRIO DA REUNIÃO DO FPC - 4 de agosto 2013


O Fórum Permanente de Cultura da Estância Turística de Salto - FPC reuniu-se em 4 de agosto de 2013, às 9h30, no Espaço Cultural Barros Júnior - rua Dr. Barros Júnior, 397, centro, Salto, oportunidade em que estiveram presentes 19 pessoas, a saber: Adriana Cruz, Adriano Amaral, Anicleide Zequini, Carolina Padreca, Cláudia Rosa, Claudiney Bravo, Ismar Ferrari, Jean-Frédéric Pluvinage, Luciane Panisson, Maicon França, Manoel Lúcio Padreca, Marcelo Sannto Bado, Maria José de Camargo Penteado, Rafael José Barbi, Rose Ferrari, Sebastião Ribeiro, Tereza Cazzamatta e Terezinha Aparecida de Mello Ribeiro.

1) A reunião foi coordenada por Carolina Padreca, que propôs uma rápida apresentação de cada participante. A partir disso se pôde apurar que havia representantes de sete dos nove segmentos que terão cadeiras no futuro Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC, a saber: Pontos de Cultura (3 pessoas); Manifestações e Expressões Culturais de rua (1 pessoa); Patrimônio Cultural, Material e Imaterial (3 pessoas); Artes Cênicas (1 pessoa); Dança (5 pessoas); Música (não havia representantes); Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisual (4 pessoas); Livros, Leitura e Literatura (uma pessoa representando a Academia Saltense de Letras) e Artesanato (não havia representantes).

2) Carolina Padreca leu os conceitos adotados quando da criação do FPC em 2009, sendo estes: Fórum: Local - ou temática - para reuniões que discutem assuntos específicos.  Ou  seja:  existe  um  objetivo e esse é respaldado - “conferido”, avaliado e aprovado - nesse local, nessa reunião ou nessa discussão. Permanente: como o Fórum está ocorrendo de maneira sistemática - quer dizer: com disciplina e constância avaliando e sugerindo os temas - ele pode ser considerado como já “permanecido”, já comprovadamente existente - permanente quer dizer, sumariamente, um estado de afirmação, de existência, de atuação, de “eternidade”. Cultura: área que engloba os saberes humanos: ciência, religião - e em parte da Índia = união = Yoga -, artes, desenvolvimento pessoal. “Sobrevivência”: a Cultura, etimologicamente falando, significa "O Cultivar" - Cultivar o quê?..., dependerá do objetivo. Segundo aquelas premissas, a Fórum Permanente de Cultura de Salto propõe: a.) Servir de frente de atuação dos diversos grupos culturais, artistas e manifestações artísticas que estão em atividade ou que necessitam de resgate cultural na cidade de Salto; b.) Promover o intercâmbio desses artistas entre atividades que sejam interessantes e produtivas para o meio artístico-culturo-sócio-ambiento-educacional para a Estância Turística de Salto; c.) Avaliar, alicerçar e promover a presente Cultura citadina - que ocorre na cidade - e auxiliar a fazer com que ela exista de fato; atuante, compromissada, efetiva, auxiliadora nos vários níveis de desenvolvimento da cidade; d.) Servir de alavanca para o concretização do Conselho Municipal de Cultura que será um grande auxiliar nas questões culturais da cidade haja visto que ele participará do direcionamento sem protecionismo das questões culturais do município. Essas ações se darão no sentido de: investigação, fiscalização, aprovação e sugestões de direcionamento da Arte e Cultura em geral na cidade de Salto; e.) Fazer acontecer as muitas e boas sugestões que ocorreram na Iª Conferência Municipal de Cultura de Salto que contou com a grande participação da comunidade artística da cidade.

3) Em seguida, os coordenadores explicaram aos demais que o FPC tem se movimentado para promover a organização dos segmentos culturais para que cada um deles possa, oportunamente, indicar seu representante ao CMPC. Luciane Panisson explicou que, apesar de seus esforços, não conseguiu contato com os artesãos da cidade para convidá-los a comparecer à reunião. Carolina Padreca ponderou que, como esse setor está organizado numa cooperativa, não terá dificuldade em indicar seu representante. Marcelo Sannto Bado disse que esteve em contato com todos os grupos de teatro da cidade, mas nenhum representante deles compareceu. Disso iniciou-se uma discussão sobre como viabilizar que as indicações de cada segmento sejam feitas de modo democrático. Ficou decidido que o FPC realizará uma audiência pública com essa finalidade, a qual será realizada em 9 de setembro de 2013 às 19h30, na Sala Giuseppe Verdi - Rua José Galvão, 104, centro, Salto. Pretende-se que nesse dia fiquem definidos os nomes dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Políticas Culturais, seguindo a indicação de cada segmento cultural. Adriana Cruz sugeriu que os coordenadores do FPC criem uma cartilha em linguagem simplificada para conscientização dos fazedores de cultura sobre a importância de sua participação, especialmente nesse momento em que a gestão cultural de Salto vive uma grande transformação. Os demais coordenadores aceitaram a incumbência e convidaram Jean-Frédéric Pluvinage a colaborar, já que faremos uma cartilha de circulação preferencialmente digital e não impressa. Jean aceitou.

4) Os coordenadores seguiram explicando aos demais que outra preocupação do FPC é que as leis que assegurarão a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura de Salto sejam aprovadas conforme as sugestões resultantes da 2ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em julho deste ano. Trata-se das leis que criarão o Sistema, o Conselho e o Fundo municipais de cultura. E ainda uma lei de incentivo à cultura (LIC) e outra que faz a regulação da LIC. Para tanto, os coordenadores acompanharão de perto a tramitação dos projetos e mobilização os demais nas datas de votações na Câmara Municipal de Salto.

5) Outra questão abordada foi a necessidade de formalização dos grupos culturais, inclusive junto à Receita Federal, para que com personalidade jurídica (CNPJ) aproveitem melhor a oportunidade de participar de eventos e editais de âmbito municipal, estadual e federal. Marcelo Sannto Bado e Sebastião Ribeiro disseram que adotaram essa estratégia e já percebem os benefícios.

6) As dificuldades dos artistas em elaborarem projetos para concorrerem em editais e concursos foi outro tema que gerou discussões. Claudiney Bravo contou que está negociando com a Secretaria de Estado da Cultura o patrocínio para realizar em Salto um curso sobre “Como elaborar Projetos Culturais”. Manoel Padreca sugeriu que o FPC promova também um curso sobres Políticas Públicas e como isso envolve a Cultura.

Foram sugeridos como próximos temas a serem tratados pelo FPC: a) uma reunião com empresários com o objetivo de ressaltar as vantagens de se investir em cultura e para detectar as áreas de interesse do empresariado (por Carolina Padreca); b) a organização de uma Virada Cultural em Salto pelo FPC (por Claudiney Bravo); c) o bicentenário de nascimento de Giuseppe Verdi (por Ismar Ferrari).

O grupo decidiu que o FPC deverá ter reuniões mensais, sendo que num mês a reunião será no primeiro domingo, de manhã, e no mês seguinte na primeira segunda-feira, à noite. Desse modo, as próximas reuniões estão previstas para as seguintes datas: 02 de setembro às 19h30; 6 de outubro às 9h30 e 4 de novembro às 19h30. A reunião terminou às 12h05.