13 junho 2014

Reunião de 4 de novembro de 2013

O Fórum Permanente de Cultura da Estância Turística de Salto (FPC) reuniu-se no dia 4 de novembro de 2013, às 19h, na Casa da Cultura (à Praça Antônio Vieira Tavares, 20, em Salto), oportunidade em que estiveram presentes 16 pessoas, a saber: Rose Ferrari, Claudia Rosa de Jesus, Tião Ribeiro, Liliana de Vasconcellos, Antônio Carlos dos Santos, Marcelo Sanntto, Dimas Siqueira Silva, José Murilo Bonatto, Vinícius Ferreira, Geraldo Cazzamatta, Odair J. do Prado Vicente, Rita Tancredo, Claudiney Bravo, João Gonçalves Leite, Luciane Panisson e Adriana Cruz.

1) Os trabalhos foram coordenados por Rose Ferrari, que cedeu um espaço da reunião para que o secretário da cultura, Marcos Pardim, apresentasse sua preocupação com a legitimidade das indicações do FPC ao Conselho Municipal de Política Cultural. Ele teme que os nomes indicados possam ser contestados. Disse que, para evitar isso, anunciará publicamente a formação do CMPC e dará um prazo para que os segmentos culturais apresentem documentação comprobatória de sua representatividade, qual seja, uma ata de reunião realizada para essa finalidade.

Rose explicou que há meses o FPC vem realizando reuniões com cada segmento e que apresentará a documentação necessária para comprovar que os nomes indicados têm respaldo de um grupo significativo de fazedores de Cultura.

2) Em seguida, o secretário se retirou e fez-se intervalo para um café e apresentação do pianista Geraldo Cazzamatta.

3) Retomadas as discussões, Rose informou que a lista de indicações será a seguinte: Pontos de Cultura: Carolina Padreca e suplente: Terezinha Mello Manifestações e Expressões Culturais de Rua: Tião Ribeiro e suplente: João Teixeira Junior (Juninho) Patrimônio Cultural, Material e Imaterial: José Roberto Merlin e suplente: Benito Begossi Artes Cênicas: Marcelo Sannto e suplente: Vinicius Cassiolato Dança: Claudiney Bravo e suplente: Vinícius Ferreira Música: João Gonçalves e suplente: Geraldo Cazzamatta Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisual: Jean Frédéric Pluvinage e suplente: Luciane Panisson Livros, Leitura e Literatura: Rose Ferrai e suplente: Dimas Siqueira Silva Artesanato: Liliana de Vasconcellos e suplente: Antônio Carlos dos Santos

Ficou acordado que, para contemplar a necessidade de comprovação de apoio estabelecida pelo secretário Pardim, cada indicado recolherá assinaturas em seu segmento num abaixo-assinado. Rose se comprometeu a enviar o modelo de abaixo-assinado por e-mail.

4) Ficou decidido entre os presentes que um grupo de integrantes do FPC comparecerá à Câmara Municipal no dia 05/11/2013, às 16, quando será votado o projeto de lei que cria a Lei de Incentivo à Cultura.

5) Foram realizados esclarecimentos sobre como será o funcionamento básico dos editais públicos municipais para seleção de projetos culturais no ano de 2014. Foi solicitado para todos os membros que comecem a elaborar, ainda neste ano de 2013, um planejamento dos projetos que esperam desenvolver. Para isso, foi solicitado que cada segmento, grupo ou fazedor de cultura se organize para elaborar seus projetos, considerando que o período de inscrições dos editais costuma ser muito curto. Existirão dois tipos de editais a serem abertos pela Secretaria da Cultura: os editais diretos e os editais com base na Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Nos editais diretos, os proponentes apresentam seus projetos em determinado segmento (ex: teatro). Supondo-se que 20 fazedores de cultura apresentem projetos na área de teatro, apenas alguns serão selecionados pelos pareceristas que integrarão a Comissão Municipal de Incentivo a Cultura (CIMC). Os vencedores receberão os recursos diretamente do Fundo Municipal de Cultura e terão prazo para realização do projeto e prestação de contas das verbas recebidas. Já no caso dos editais LIC (Lei de Incentivo à Cultura), os fazedores de cultura apresentam seus projetos à Comissão Municipal de Incentivo a Cultura (CIMC) e os que atenderem aos critérios estabelecidos recebem um selo de qualidade que autoriza o proponente a captar recursos junto à iniciativa privada, proveniente da renúncia fiscal de ISS e IPTU.

6) O FPC discutiu o projeto da Virada Cultural apresentado por Claudiney Bravo: será um evento, nos moldes da Virada Cultural com palcos e atividades em variados locais: Bairro das Nações, Bairro Santa Cruz, Bairro São Judas/Nova Era, Praça XV, Espaço Cultural Barros Junior, Guarani Saltense, Espaço Cultural Giuseppe Verdi, Feira Livre Cemitério, Rodoviária, Escolas do Centro, DT!UP Photobar e outros. Os presentes questionaram a realização em tantos locais assim sob a alegação de que se dilui o público e esvazia os espetáculos. Consideraram melhor concentrar em poucos locais, como Pavilhão das Artes e Praça XV de Novembro. Ficaram definidos sobre o evento: • Acontecerá de 19 de abril às 18h até 21 de abril às 4h • Inscrições de 20 a 31 de janeiro de 2014, a serem feitas exclusivamente por meio de formulário online disponível num blog específico da Virada (a ser produzido pela Circuito Policultural). Para o cadastro, será necessário enviar a sinopse do projeto ou espetáculo, histórico do artista ou companhia e das apresentações realizadas, além de informações sobre as necessidades técnicas básicas para a realização. • O nome do evento será: “Pá Virada Cultural – Salto 2014”. • Poderá haver artistas de outras localidades convidados para o evento. • A seleção será realizada por uma comissão mista formada por membros do Fórum Permanente de Cultura, promotora do evento ou indicados deste. • Após a avaliação das inscrições, a equipe responsável pela produção do evento entrará em contato apenas com os grupos selecionados e fará a divulgação dos selecionados pela imprensa da cidade. • Não haverá pagamento de cachê em nenhuma hipótese. • Uma das atrações pensadas para encerrar o evento será o Baile Chic Show – um resgate da resistência negra nos anos 70 em São Paulo por meio do Samba Rock, uma forma de dança com pitadas de maxixe e os giros do rock dos anos 50.

7) Sobre a formalização do FPC, Rose se comprometeu a enviar por e-mail as propostas de estatuto de estatuto e regimento interno para que possam ser votados na próxima reunião. A convocação da assembleia para votação do estatuto será publicada no jornal para que seja válida.

8) Próxima reunião: dia 1º de dezembro às 9h30, na Sala Giuseppe Verdi.