12 junho 2014

Reunião de 6 de outubro de 2013

O Fórum Permanente de Cultura da Estância Turística de Salto (FPC) reuniu-se no dia 6 de outubro de 2013, às 10h, na Sala Giuseppe Verdi (à Rua José Galvão, 104, em Salto), oportunidade em que estiveram presentes 11 pessoas, a saber: Rose Ferrari, Claudia Rosa de Jesus, Tião Ribeiro, Liliana de Vasconcellos, Claudiney Bravo, João Gonçalves Leite, Paulo Giovanni de Carvalho (Gio), Carlos Alberto Bonatto, Carolina Padreca, Tereza Cristina Caldarelli e Marcelo Queiroz Faria. 

1) Os trabalhos foram coordenados por Rose Ferrari, que fez uma rápida retrospectiva das decisões tomadas última reunião, realizada em agosto, e na audiência pública, realizada em setembro, quando o FPC decidiu os nomes que pretende indicar ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, com representativos dos diversos segmentos. Na ocasião, ficaram definidos os seguintes nomes: Rose Ferrari (Livros, Leitura e Literatura), Carolina Padreca (Pontos de Cultura), Claudiney Bravo (Dança), Jean-Frédéric Pluvinage (Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisual), João Gonçalves (Música), Marcelo Sannto Bado (Artes Cênicas), João Teixeira Junior - Juninho (Manifestações e Expressões Culturais de Rua) e Rafael Barbi (Patrimônio Cultural, Material e Imaterial). Como os artesãos se ausentaram da audiência, o FPC havia entendido por bem não indicar ninguém para a área de Artesanato. 

Rose disse que havia, no entanto, dois problemas a serem solucionados em relação aos nomes. O primeiro deles é que Rafael, por ser funcionário público, não poderá ser indicado pela sociedade civil, já que a lei veda essa possibilidade. O grupo sugeriu três outros nomes a ser convidados pelo FPC: o arquiteto José Roberto Merlin, o engenheiro Benito Begossi e a historiadora Katia Auvray. Rose se incumbiu dessa tarefa. O outro problema é que, embora houvera sido proposto o nome de Juninho para o segmento de Manifestações e Expressões Culturais de Rua, ele era o único integrante do segmento presente à audiência, já que Tião Ribeiro, que também pleiteia essa indicação, esteve ausente. Este último, porém justificou esse fato e reafirmou seu interesse, argumentando que tem participado do FPC há tempos.

Os presentes consideraram que ambos poderiam representar adequadamente o segmento e decidiram, então, reabrir a questão e só decidir na próxima reunião do FPC, solicitando aos dois busquem apoio do segmento e apresentem ao FPC a comprovação desse apoio.

A João Gonçalves, escolhido para o segmento de Música, também foi sugerido que buscasse dialogar com o diversificado segmento. Semelhante orientação foi dada a Liliana de Vasconcellos, para que esteve presente à reunião como representante do Artesanato.

2) O segundo assunto abordado foi o “feedback” sobre a participação dos delegados de Salto na Conferência Estadual de Cultura. Gio e Rose relataram alguns fatos, dentre eles: muitas proposições, muitos delegados, muito trabalho, pouco tempo e no primeiro dia só festa. As seis proposições de Salto foram aprovadas para encaminhamento à Secretaria de Estado da Cultura e à Conferência Nacional de Cultura. Nenhum dos delegados de Salto foi escolhido para representar o Estado de São Paulo na Conferência de Brasília.

3) O assunto seguinte, proposto pelo Claudiney, foi a necessidade de formalização do Fórum. Foi unânime o apoio à proposta. A única ressalva, levantada por Marcelo e Cláudia, foi a utilização do Fórum para permitir a concorrência de projetos culturais a entidades ou pessoas juridicamente não enquadradas nas condições exigidas nos Editais. Por sugestão da Carolina esta ressalva poderia ser apenas no âmbito municipal.

Por proposta do Gio, o Fórum teria dois mecanismos de regulamentação: O Estatuto, que seria genérico, mormente pela dificuldade burocrática de serem alterados; e, o Regimento Interno, mais específico e pormenorizados, pois suas possíveis alterações seriam restritas ao ambiente interno. Há uma proposta de Estatuto, elaborada por Gio no passado, que será apresentada para votação na próxima reunião.

4) Foi proposta a realização da Virada Cultural em Salto, com participação de muitos segmentos, da própria cidade, atuando voluntaria e gratuitamente. Por intervenção do Marcelo, decidiu-se que o detalhamento deste evento não deveria ser feito nesta reunião e foi instituída uma comissão proponente para planejar o referido evento e apresentar ao Fórum. Foram indicados: Claudiney, Gio, Bonatto e Tião. De passagem, foram citados exemplos de eventos realizados anteriormente, que apresentavam algumas semelhanças com o que poderia vir a ser a Virada Cultural.

5) Próxima reunião: 4 de novembro, às 19h30 em local a ser definido e informado a todos.